sexta-feira, novembro 29, 2002

Gente que NÃO faz...

Hoje o dia foi um saco. Chato por ser sexta e eu não ter nada pra fazer, chato por eu já estar sem grana (final de mês é uma coisa triste), chato por eu estar com trabalho pra fazer, mas sem idéias pra colocar esse trabalho em prática. Isso sem contar que a incomodação já começou de madrugada.

O episódio do upgrade do ircd foi um erro. Houveram erros de comunicação, houveram erros de programação, houveram erros de julgamento, e houve o meu erro, que foi o de confiar na palavra dos outros de que já estava tudo ok, quando na verdade não estava. E, com isso, eu tomei a frente no processo de upgrade. Ok, não deu certo, voltamos atrás e faremos isso novamente, quando for mais oportuno e correto.

O interessante é que essa madrugada, uma porcaria de um IRCop INÚTIL apareceu no GlobOps depois de muito tempo desaparecido e começou a debochar da MINHA cara, dizendo que era MINHA responsabilidade, por ter sido MINHA decisão fazer o upgrade já. Isso me lembra a penca de retardados que andam pelo IRC que até hoje dizem que "o Martini é dono da rede". E ainda foi defendido por um outro da mesma época que ele, da turma que só aparece na rede pra fazer piadinhas, mas ajudar que é bom, não ajudam em nada. As palavras do outro:

"nao acho correto da sua parte, ou de qualquer outro, desmerecer o trabalho de pessoas que passaram por aqui"

Regra interessante... o babaca pode entrar na rede só pra rir da cara dos outros, sem ajudar em PORRA NENHUMA, só porque NO PASSADO ele fez algo. Claro, o passado dá a ele o direito legítimo do deboche (já ouviram falar?). Mas ninguém pode desmerecer o passado dele, é claro, porque ele alcançou o nirvana, atingindo uma posição tal de santidade que o separa dos pobres mortais que vivem abaixo dele. Ó, pobres de nós...

Faz muito tempo que a inveja corrói a criatura, e ela busca uma maneira de tentar me derrubar, um ponto fraco pra me atacar. É, como diz o povo, "a inveja é uma merda".

Inveja de que?

Há 5 anos atrás, os IRCops da BrasIRC gastavam todo o tempo que tinham brigando por "poder", ao invés de pensarem em fazer algo de útil pela rede. Eram pencas de ridículos que se uniam em "máfias", como os "clãs" que aparecem hoje no IRC, mas naquele tempo a preocupação maior era dominar o mundo (ops, a rede).

E lá foi o Mauritz, e fez a BrasNET, que foi crescendo, se organizando, e crescendo, enquanto as poderosíssimas máfias da BrasIRC (como era mesmo? g-lada e sdm?) lutavam por "poder" em uma rede estagnada.

Um dia surgiu a Routing, que deu um take over na rede e cortou o barato de todo mundo. Acabou o "alpinismo social" na BrasIRC. E o que aconteceu então? Ao invés de finalmente irem trabalhar pela rede, que era o que deveriam estar fazendo HÁ MUITO TEMPO, os IRCops simplesmente cruzaram os braços e começaram a debochar de tudo, criticar, xingar, rir e jogar pedrinhas. Ora, para que continuarem interessados na rede, se não dava mais pra ter "poder" né? Melhor começar a rir da cara dos outros agora. Trabalhar pela rede? Besteira... sem ter "poder" não tem graça ajudar.

Ocorreu que, num belo dia de outono, enquanto as folhinhas secas caíam pelos campos, poucos meses antes de a Routing assumir o comando da rede, surgiu uma bichinha serelepe (eu, é claro), pulando como um bambi nos campos gramados.

Metida como ela era, ela foi observando tudo e percebeu que, assim que o comando da rede mudou, aquele monte de homens babacas largaram tudo o que faziam e começaram a brigar, e brigar, e brigar. A rede ficou completamente jogada de lado, NA MAIOR ZONA. Ela notou então que a Routing só tomou a rede por tomar mesmo, porque trabalhar que é bom... em poucos meses, eles quase que não respondiam nem mesmo os mails endereçados a eles, quanto mais cuidar da rede...

Então a bichinha cansou de ver a rede daquele jeito e resolveu dar o toque feminino que faltava. Ela meteu bronca no pessoal que só sabia brigar, meteu bronca até na própria Routing (enquanto todo mundo a chamava de maluca, por ela não ter medo de ser destruída).

E lá foi ela, com seus pulinhos graciosos. Primeiro, a bichinha reconstruiu o serviço de atendimento, que os membros da Routing consideravam uma besteira desnecessária. Depois ela começou uma verdadeira guerra na rede, cobrando seriedade dos IRCops, coisa que ela faz até hoje. E continuou mexendo em tudo: colocou no ar um novo site, já que o antigo estava abandonado às baratas; arrumou as listas de discussão que estavam jogadas de lado, cheias de admins de servers que não existiam mais, usuários comuns e gente da BrasNET; meteu a mão pra arrumar os bugs dos services, já que não tinha mais nenhum programador no staff (o antigo programador tinha saído). E assim ela está até hoje, insatisfeita com tudo, sempre querendo ver tudo funcionando bem.

Então aquela pequena rede com 5 mil usuários em horário de pico cresceu, e se tornou a rede que é hoje, com picos de quase 20 mil usuários. E aquele monte de homens ultra-competentes, mestres do linux, os ninjas do IRC, ficaram todos com cara de bunda. Porque a bichinha encheu a rede de purpurina, e a purpurina serviu de adubo. Então eles ficaram abismados ao constatar a INCOMPETÊNCIA e a FALTA DE CAPACIDADE deles mesmos.

Hoje, a BrasIRC está nas mãos de uma nova geração. Talvez essa nova geração não tenha os conhecimentos que a antiga tinha, mas de que adianta possuir conhecimentos, arrotar pra todo mundo o tanto que se sabe e a experiência que se tem, mas não ajudar em nada? A nova geração trabalha, corre atrás, tem amor pela rede e quer vê-la crescer. A antiga? Estão jogados num canto, morrendo de inveja, até hoje esperando pelas trombetas, tapetes vermelhos e o tão cobiçado "poder", cobrando dos outros o reconhecimento pelo passado nobre. Mas ajudar em algo que é bom...

Não, a Rede BrasIRC.NET NÃO É, NUNCA FOI nem JAMAIS SERÁ MINHA. No que depender de mim, a BrasIRC nunca mais percencerá a uma pessoa só. Eu sou apenas o eunuco que protege o harém. Eu sou apenas o guardião do tesouro - no caso, os dbs dos services. E sou a pessoa que sonhou que um dia os IRCops parariam de brigar e se uniriam para formar uma rede de IRC que realmente funcionasse. E esse sonho se realizou, se não totalmente, mas pelo menos em parte. Mas ainda tenho outro sonho pra ela, um sonho de destino, mesmo não sendo dono dela. Eu sonho poder sair da rede, olhar pra trás e ver que ninguém (nem eu mesmo) faz falta NENHUMA nela, nem pra organizar a zona que os outros fazem, nem pra gerir as listas, nem pra manter o site, nem pra atualizar e debugar os services que, aliás, nenhum dos nossos programadores super-experientes se ofereceu pra manter, nem pra nada, absolutamente NADA. Porque é assim que tem que ser.

Chega de heróis. A rede precisa existir por si só. Sem precisar de nenhum grande provedor que se considere o dono da rede (adivinhem de qual estou falando). Sem precisar de mim ali correndo atrás da máquina. Sem precisar do kico. Sem precisar do sartori. Sem precisar do Apha. Sem precisar de nenhum IRCop ou nenhum membro do NOC. Sem precisar de NINGUÉM. A rede precisa aprender a andar sozinha.

Infelizmente, algumas pessoas não entendem que hoje são apenas sombras do passado. Um passado distante que, graças a Deus, passou, porque no que dependesse deles, a rede já teria acabado. Apenas número, apenas mais alguns babacas que gostam de curtir a vida às custas dos outros.

O nick do invejoso debochado? Eu dou uma bala pra quem adivinhar. Ele se acha o gostosão por ser o grande mestre Jedi do Linux, IRCop de um dos 3 maiores servidores da rede e fundador de um dos maiores canais da rede. Glória a ele nas alturas!

Existem muitas pessoas retardadas, desequilibradas, esquizofrênicas e outros tipos de doentes no IRC. Mas algumas batem recordes...

quarta-feira, novembro 27, 2002

Mas ô povinho que não aprende, hein... <|_Zeus_|> Ou blz? Posso lhe fazer uma proposta <|_Zeus_|> Assim da brasnet <|_Zeus_|> Você não teria interesse em linkar nela <|_Zeus_|> Assim <|_Zeus_|> e so iria ganhar mais usuarios <|_Zeus_|> para sua rede <|_Zeus_|> nao teria como vc perder <|_Zeus_|> nada <|_Zeus_|> e ficaria vc e mauritz de administradores da rede Tem gente que não aprende mesmo né... tsc tsc... [19:29] [KILL] Martini killou |_Zeus_|!cleiton@netsite-093.idial.com.br. (>>>KILL<<< - BrasNET é a puta que te pariu - !PG2002!) Confessem que estão doidinhos pra colocar a mão nos nossos 20 mil usuários, confessem... :)