domingo, janeiro 29, 2006

O Sonho Acabou... Mas Ainda Temos Pão-doce!

Olá,

Durante 8 anos eu estive ou nas esferas de influência ou no comando desta rede. Foram 8 anos de alegrias e desventuras, durante os quais eu conheci algumas pessoas que hoje são muito importantes para mim. Eu sou obrigado a citar alguns nomes, por uma questão de carinho e justiça. Infelizmente, talvez eu acabe deixando alguém de fora, também por uma injustiça do destino. Espero que os esquecidos me perdoem, porque se eu esqueço, é tão somente dos nicks, mas não das pessoas, pois moram em meu coração. Gente como os meus sobrinhos "adotados" JcRiPpA (Jorge, primeiro sobrinho "adotado" há 8 anos), XZiGzA (Fillipe, que me deu uma netinha, hehe), JUAN-SC (Phillipe, que não entra mais no IRC), AbuSadO (Henrique), Vicky (Paula) e lucipher (Cristiano, "adotado" recentemente). Também vários amigos amados como Paul_SC (André), Glauco (esse eu cito direto o nome porque ele já teve horrores de nicks), GranDioSo (Cleiton), Lyncoln (Ângelo), Thorus (Geraldo), Virosdemo (Aristodemo), tessaro (Sander), Xpatrick (Patrick), kico (Francisco), Guedes (Dickinson), SPeeDx (Rodrigo), Hugo (Hugo mesmo), sartori (Ricardo), entre outros pelos quais eu tenho hoje enorme carinho. Foram essas pessoas tão especiais que fizeram tudo ter valido à pena.

Mas nem tudo é perfeito nessa vida. Passaram algumas figuras tenebrosas por esta rede desde os tempos em que ela era BrasIRC.NET. Pessoas como o KiDnPlay e o XPTO, a dobradinha de lunáticos estilo Pink e Cérebro, que viviam bolando planos para dominar o mundo. Pessoas como o brain, uma figura asquerosa que foi IRCop da rede, que se achava a bolacha mais recheada do pacote (apesar de ter sido um inútil) e tinha fobia de nordestinos e nortistas (de fato, seus deboches tanto causaram confusões com eles que daí nasceu a RedeNorte). Ou como o Thiago, ex-admin do ex-irc.matrix, que tratava o IRC como se fosse o serviço mais importante e mais rentável do provedor, uma prova incisiva de como é triste deixar recursos de uma multinacional nas mãos de gente com mente tacanha. Ou como certos IRCops de um certo provedor do RJ, que atacavam os outros provedores da região, achando que estavam fazendo um negócio da China, como se IRC desse dinheiro para alguém (o que acaba me lembrando o caso do Thiago). Ou como o Apha, um antigo programador nosso que achava que, como ele era "administrador de sistemas", isso significava que ele estava apto a administrar qualquer coisa, inclusive a rede, como se ela fosse composta apenas por computadores, sem pessoas (eu falei algo sobre mentes tacanhas agora há pouco?). Ou como o Abstrato, um maluco, uma pessoa absolutamente non-sense, que não fala coisa com coisa, me chama de "bicha mal comida", mas vive visitando sites gays e colando os endereços nos canais, isso quando não pede para o coitado do Hugo tirar a camisa pra ele no MSN (e depois de tudo ainda jura que é hetero). Ou ainda, gente falsa como o Nando, o último dos IRCops que eu vi traírem essa rede, uma pessoa que sempre declarou-se amiga e confiável, uma pessoa que eu defendi muitas vezes na rede (apesar de ele não ter nenhum respeito por mim), mas que durante o tempo que esteve no staff ocupou-se de sniffar máquinas, montar uma base de poder sobre os servidores para se achar poderoso e intocável, e quando saiu começou a atacar nossos servidores usando pra isso, inclusive, uma máquina de um amigo dele que o conhece há anos, que confiava nele e também o defendia perante nós.

Claro, eu não disse todos os nicks de todos os seres desagradáveis que estiveram entre nós. Não mencionei desquilibrados como a Sil}} e o MaxCavalerA, não mencionei uma meia dúzia de adolescentes problemáticos e desocupados metidos a hackers (cujos nicks nem merecem ser lembrados), e também não mencionei alguns tipos traiçoeiros como o Diamond_Dog, um sujeito que fazia pose de amiguinho meu (com direito a pvts pra lá de "amigáveis", por sinal) para se sentir com poder e influência dentro da rede, mas que quando saiu dela, saiu dizendo que eu sou uma pessoa insuportável, e o UnBlessed, o cara que mais ajudou na construção de nossos Services e fez uma pose de pessoa correta e honesta perante todos nós, mas quando saiu fez vazar um banco de dados com senhas de dezenas de milhares de nicks e canais, provando que jamais se importou com os usuários.

Infelizmente, olhando para trás (e para os parágrafos acima), eu vejo que a balança pende, muito mais forte, para esses tipos esdrúxulos. Infelizmente, é parte da essência do IRC estabelecer relações de poder virtual, e infelizmente os seres humanos mais medíocres tem um bizarro gosto por qualquer coisa que lembre poder e os faça esquecerem a pequenez e a mediocridade de suas vidas. Essas pessoas, quando tornam-se IRCops ou quando tornam-se hackerzinhos de IRC, são como um câncer que vai consumindo o IRC de dentro para fora, enquanto buscam desesperadamente sentirem-se mais poderosas, para compensar o nada que são na vida real. Um ambiente como o IRC serve como o campo de batalhas perfeito entre os egos doentios dessas pessoas e, infelizmente, quem sofre com isso são aqueles que querem usar o sistema para conversar e fazer novas amizades.

Assim, diante da espantosa quantidade de idiotas que tenho conhecido no IRC e da minha total falta de paciência para lidar com a demência dos outros, estou optando por me afastar desses tipos, para viver uma vida mais saudável. A partir de hoje, 28 de Janeiro de 2006, deixa de existir o Martini IRCop. A partir de hoje eu estou me afastando da administração da VirtuaLife e de qualquer tipo de contato, nesse nível, com qualquer rede de IRC. Eu planejei inclusive esquecer completamente o apelido Martini. Mas seria radical deixar de usar um apelido na vida real, só porque eu não o quero mais no IRC.

Levando em conta o fato de o GranDioSo também estar afastado do IRC por motivos semelhantes aos meus (e por outros), estou entregando agora, formalmente, o comando da VirtuaLife para uma comissão formada por 3 dos nossos IRCops:

- Selena^
- lnxsys
- timidboy

A escolha desses nomes foi feita com base na confiança que eles transparecem e na seriedade que eles tem demonstrado no trato com os assuntos da rede.

Continuarei sendo o responsável TÉCNICO pelos Services, por dois motivos: primeiro, eu sou a única pessoa amiga da rede, hoje, que conhece bem o funcionamento deles. Segundo, eu sei que se eu jogar esses Services para cima haverá gente se matando pela posse deles. Assim, eles ficam onde estão, em terreno neutro e seguro. EM NENHUMA HIPÓTESE esperem que eu me envolva em problemas administrativos da rede. CONSCIENTIZEM-SE do fato de que, a partir de hoje, O MARTINI NÃO MANDA MAIS NADA na VirtuaLife. Eu quero paz, eu quero descanso. Agradeço se me atenderem.

Saio com as mais absolutas certeza e consciência do dever cumprido. Sob o meu comando esta rede chegou aos 24 mil usuários. Perdi noites de sono, perdi dias de trabalho, tive prejuízos por amor a ela. O que não fiz pela VirtuaLife, não fiz porque não pude, ou porque precisei de ajuda, mas não a obtive, ou porque havia mais gente disposta a atrapalhar do que a ajudar (sempre foi assim). Ou, ainda, porque avisos eu dei, mas as pessoas não me ouviram. Avisos eu dei de que perderíamos o domínio brasirc.net um ano antes de acontecer. Não fui ouvido. Avisos eu dei de que seríamos traídos pela Microlink, um ano antes de acontecer. Não fui ouvido. Quando finalmente as pessoas que comigo comandavam a rede resolveram começar a me ouvir, era já muito tarde, e o grande estrago estava feito. Muitas coisas eu previ que aconteceriam, muito antes de acontecerem. E até hoje, eu continuo avisando que certas coisas irão acontecer, e até hoje as pessoas na rede não me ouvem porque, infelizmente, parece que abateu-se sobre mim a Maldição de Cassandra.

Um abraço carinhoso e apertado àqueles que vão continuar na rede mas eu não mencionei aqui, e que ainda nutrem algum sentimento de amizade e/ou admiração pela minha pessoa.

Em 28 de Janeiro de 2006,

Carlos Mendes "Martini"