terça-feira, dezembro 10, 2002

"Hackers" de ocasião

Hoje estávamos ocupados com a manutenção da máquina dos services, que foi desligada porque estava com problemas de memória, quando de repente meu telefone toca. Assim que eu digo "alô", uma voz fala rapidamente:

— Netdados caiu né?

E desliga o telefone.

Fiquei tentando imaginar o retardado, do outro lado da linha, com a maior cara de feliz, acreditando piamente que eu ficaria apavorado, achando que foi ele quem derrubou os services, quando eu mesmo estava mexendo na máquina... e de repente, essa visão esdrúxula me fez lembrar de dois grandes "hackers" da rede.

Um deles queria me meter medo dizendo que sabia tudo a meu respeito, porque teria invadido a Receita Federal e lá teria coletado os meus dados. O interessante é que para provar que estava dizendo a verdade, ele quis mostrar pra mim que sabia mais sobre as coisas que eu tenho registradas em meu nome do que eu mesmo. O nick desse eu não vou revelar porque o que parece ele se tocou das abobrinhas que dizia e resolveu ficar quietinho.

O outro grande "hacker" da rede foi o F-Lerdo, que disse que invadiu a antiga máquina dos services e, para me provar, quis me convencer de que sabia melhor o que havia na máquina do que eu mesmo. Detalhe: sou EU o responsável pela programação e manutenção dos Services da rede, mas ele teimou comigo que eles não usam dbs comuns, e sim um banco de dados MySQL.

Seguindo esse ritmo evolucionário, o próximo grande "hacker" deverá saber melhor do que eu o que eu como, o que eu visto, e onde eu moro. E em breve surgirá um para me dizer que nós não vivemos a realidade... já estou começando a me sentir dentro do filme Matrix.

Caro leitor, ficam os alertas: quando quiser se fazer de hackerzinho, não tente se aproveitar quando um servidor cai pra dizer que foi você quem derrubou, pois ele pode simplesmente ter sido desligado pra manutenção e aí você vai fazer papel de palhaço, como o cara do telefone. E comece a ficar preocupado quando começar a achar que conhece as coisas dos outros melhor do que eles mesmos, pois isso pode ser um claro sinal de esquizofrenia. Nesse caso, um bom psiquiatra pode ajudar.